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26/02/2012

Sobre erros e colaboração

Vou escrever esta postagem em linguagem bem comum, vulgar e com o perdão da má palavra. Assim, serei o mais sincero possível.

A ideia deste blog é disponibilizar ao máximo conteúdo, informações, material, arquivos, ajuda sobre a Física e sobre o Enem.

É evidente que, pela enorme quantidade de material, haverá erros. Uma grande ajuda de sua parte, que sempre pode contribuir, e muito, é anotar e avisar sobre eles. Basta comunicar por email:

professorrodrigopenna@yahoo.com.br .

Eles serão corrigidos e os arquivos corretos disponibilizados. Links quebrados, erros de português, de gabarito, todos podem ser melhorados. Agradecemos muito!

Outra coisa que jamais consegui, e sempre quis, é que outras pessoas colaborem com o blog enviando material! No Brasil, são milhões de professores e alunos! Todos nós queremos material pronto, de mão beijada! Mas, praticamente ninguém disponibiliza! Dezenas de milhares de pessoas os têm em casa, em grande quantidade, e os guardam para si! Quando não os escondem, mesmo! Completamente contraproducente! Um egoísmo típico destes tempos estranhos em que vivemos!

Já padeci desta burrice! Infelizmente, comum em certos meios acadêmicos: esconde-se, sonega-se, disfarça-se... Ridículo! Também já fui ridículo... Já botei senha em PowerPoint, só disponibilizava em .pdf, enfim... Amadurecemos. Comecei disponibilizando material em um grupo fechado, do velho YahooGrupos. Depois usei o XPG, provedor gratuito, para criar o Física no Vestibular. E por aí fui. Já recebi muito elogio, o suficiente para massagear meu ego. Estou literalmente cagando e andando se alguém copia meu material sem citar a fonte!

Tudo está registrado em meu Lattes, em centenas de milhares de visualizações, impressões e downloads contabilizados no SlideShare, no Analitics, SiteMeter... Quem faz isto arrisca-se a ser desmoralizado pelos seus próprios alunos, que também acessam a rede! Na verdade, enquanto professor, só posso ficar é feliz vendo meu material com mais de 1.000.000 de visualizações e outros tantos downloads, sabendo que serviu para alguma coisa, e boa, e que está espalhado pelo mundo, sendo usado por aí!

Sou professor há muitos anos. Já lecionei nas redes pública e particular, as disciplinas Física, Química e Matemática, além de várias outras, nos níveis Fundamental, Médio, Superior, EJA, Pré-Vestibular, Técnico, em dois Estados diferentes. Deu para entender o que realmente pode ajudar um professor dentro da sala de aula!

O que nos poupa trabalho são provas, listas de exercícios, aulas, questões separadas por assunto... É isto. Muitos sites e blogs de Educação fornecem comentários, algumas questões resolvidas, dicas, etc., mas sempre em formato proprietário: não podemos editar! Às vezes, sequer copiar! Aprendo com eles, mas na prática não resolve! Quantos materiais interessantes vemos por aí que gostaríamos de usar, mas não dá para copiar? Os .pdfs com senha, flashs e htmls com marca d'água ao fundo, ppts que não baixam e por aí vai... Vários dá mais trabalho copiar do que fazer outro!

Imaginem se tivéssemos um banco com milhares de questões, público e gratuito? Provas, listas, exercícios em Word, aulas em PowerPoint, vídeos? Tudo disponível, a qualquer um? Imaginem o quanto o próprio governo, e o contribuinte, economizariam em compras de material didático se houvesse um, pronto, bom, gratuito, em Word, editável, flexível, atual e atualizado? Mas, e o lobby das editoras? Vender material rende bilhões!

Já existem iniciativas neste sentido. Há material na rede, espalhado. Há o chamado Banco Internacional de Objetos Educacionais (hoje, 26/2/12 com impressionantes 1651 objetos, veja a seta vermelha).



O Portal do Professor (também hoje, busca com a palavra chave "física" no Ensino Médio retornou 2162 recursos, alguns até no YouTube!), do Mec, mas... Até lá tem material em .pdf!


O número de apresentações disponíveis que encontrei hoje foram 89! Num dá, né...



De fato, para 190 milhões de habitantes e milhões de professores, a quantidade de recursos decepciona!

Além do que, de que adiantam roteiros de experimentos em escolas sem laboratório algum? Vídeos em escolas sem internet banda larga?

Podemos, nós professores, ter tudo o que precisamos, fácil, e on line... Se quisermos, vamos ter que trabalhar, e colaborar. Não devemos contar, como mostrei acima, com ninguém, em alguns casos nem  com o governo! Ao que tudo indica, teremos tablets antes de termos materiais na rede e sabermos usá-los direito!

Caso queira contribuir, e será muito bem vido, envie seu material: suas apostilas, seus comentários, suas correções! Ou disponibilize na rede e envie os links, já estaria ótimo. Tudo será disponibilizado também, com referências e agradecimentos ao autor! E, claro, se puder, envie em Word, mesmo dando problemas de formatação, em PowerPoint, para todos poderem, além de acessar, editar, usar, trabalhar com o material.

O objetivo é este.

Conseguir colaboração é que é dificílimo! Mesmo estando aqui, a dar o exemplo...

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